Estamos em Dezembro! Os estudos indicam que, em média, um adulto ganha entre 0,5kg a 3kg no mês de dezembro. Não pelo que come no dia de Natal, mas pelo que vai comendo durante todo o mês. Este é o mês do convívio mas não tem que ser o mês da engorda! E sim, é possível atravessar Dezembro sem perder o foco e sem ser anti-social.
Como sobreviver aos jantares de natal?
- Não vás cheio de fome, come uma sopa em casa antes de ir, por exemplo.
- Escolhe entradas saudáveis, como queijo fresco, azeitonas, marisco, saladinhas sem maionese.
- Quanto ao prato principal serve-te primeiro dos alimentos menos calóricos (salada e vegetais/legumes) e só no fim dos mais calóricos.
- Nas sobremesas tens 3 opções: evitas ou escolhes uma porção pequena ou divides com alguém. Existem sobremesas menos calóricas como as que tem como base gelatina, fruta ou claras. Ainda assim, a quantidade importa.
As bebidas também contam:
– 10-30kcal por 100ml no caso dos sumos e refrigerantes
– 20-70kcal por 100ml no caso das cervejas, vinhos e espumantes
– 130-300kcal por 100ml no caso das bebidas destiladas e licores
– O problema aqui é que ninguém bebe apenas 100ml! Por exemplo, os refrigerantes e as médias contêm 330ml, basta multiplicares o valor calórico por 3,3 e fazer as contas!
– Bebe água ou chá sem açúcar e poupa algumas (muitas) calorias!
O objetivo nestes convívios é tentar fazer as melhores escolhas dentro do possível, controlando as quantidades do que comes.
Até ao dia 23 resiste também à pressão nos supermercados e não compres doces típicos (como por exemplo o bolo-rei e os famosos bombons desta época).
Nos dias 24 e 25 come o que quiseres, moderando as quantidades, mas sem preocupações, nem restrições.
A Nutricionista,
Rita Mestre