You are currently viewing #METATIPS: Lat pulldown, à frente ou atrás?

#METATIPS: Lat pulldown, à frente ou atrás?

O lat pulldown é um dos exercícios mais procurados pelos praticantes de musculação para o desenvolvimento do grande dorsal, e existem algumas variações que poderão, ou não, alterar a mecânica do exercício e ter um maior impacto miofibrilar.

Há uma linha que separa o atleta/profissional que preconiza ainda exercícios da famosa «old school», em que a lesão crónica resultava de um frágil conhecimento biomecânico, e do outro lado da linha apresentam-se exercícios que apresentem resposta benéfica não só para a estética, mas também para a saúde.

O lat pulldown atrás é um dos exercícios que ultimamente é questionado pela sua insegurança e consequente eficiência, comparativamente a outras variações (à frente). Na realidade, do ponto vista funcional, não existem atividades quotidianas que exijam uma puxada atrás da cabeça, logo não existe transferência do movimento para as tarefas funcionais diárias.

Mas será a puxada atrás no lat pulldown, desaconselhada?

 

VEREMOS…

 

Através da tabela 1 e 2 abaixo podemos visualizar uma comparação biomecânica da puxada atrás e à frente no exercício Lat Pulldown, representando os perigos inerentes ao ombro quando executamos o movimento incorreto (puxada atrás).

Puxada atrás
Tabela 1 . Demonstração do exercício na fase inicial e final do movimento de puxada trás. Fonte: Delavier F. (2000); Greve e Amatuzzi (1999); Whiting e Zernicke (2001)

Puxada à frente
Tabela 2 . Demonstração do exercício na fase inicial e final do movimento de puxada à frente. Fonte: Delavier F.(2000); Greve e Amatuzzi (1999); Whiting e Zernicke (2001)

 

CONCLUINDO…

 

❌ Maior stress articular e risco de lesão para o ombro na puxada atràs – Quando a articulação do ombro é sujeita a uma posição de abdução horizontal combinada com rotação externa, maior é o stress colocado no manguito do rotador para estabilizar a cabeça do úmero. Este acontecimento faz com que os músculos do manguito-rotador trabalhem mais para estabilizar a articulação, tornando-os mais vulneráveis a lesões, como tendinites, conflito sub-acromial, etc (Durall, C. J., Manske, R. C., & Davies, G. J.,2001).

❌ Risco de lesão crónica da coluna cervical na puxada atrás– Foi concluído que a combinação de rotação externa do ombro, abdução horizontal e flexão excessiva da coluna cervical enquanto se realizava uma protração do pescoço, foi responsável pela paralisia temporária do braço de uma lesão no plexo braquial (Durall, C. J., Manske, R. C., & Davies, G. J.,2001).

✅ Mais recrutamento muscular e mais segurança na puxada à frente – A execução do exercício pela frente, além de apresentar maior segurança funcional, destaca-se pelo maior recrutamento de unidades motoras, consequentemente pela maior produção de força muscular (Signorile et al., 2002).

 

LOGO, A METAMORPHOSYS FITNESS DESACONSELHA O LAT PULLDOWN COM PUXADA ATRÀS, E NÃO PRESCREVE ESTE TIPO DE EXERCÍCIO EM SITUAÇÃO ALGUMA.

Redefine-te! Bons treinos!

 

O Personal Trainer,

André Cambim

                               

                             

Deixe um comentário