#NUTRIMORPHOSYS: Alimentos protetores para um coração saudável

Na semana que se assinala o Dia Mundial do Coração trago-vos informações sobre alguns alimentos que protegem as artérias e o coração e que nos tornam mais saudáveis:

  • Frutos oleaginosos: como as amêndoas, avelãs, nozes, cajus, castanha do brasil e amendoim são essencialmente constituídos por gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, que têm um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos dos LDL “mau colesterol” e aumentando as HDL “bom colesterol”.

  • Aveia: possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares. As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, reduzem o risco de desenvolvimento de cancro no intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que proporciona uma maior saciedade.

  • Tomate: rico em licopeno, um antioxidante com capacidade para neutralizar os radicais livres que atacam as células, ajuda assim a prevenir a ocorrência de doenças degenerativas como o cancro e doenças cardiovasculares. A melhor forma de o consumir é fresco, associado a uma pequena quantidade de azeite para melhor absorção.

  • Leguminosas: como as lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras, ácidos gordos ómega 3 e cálcio e são muito saciantes

  • Salmão: rico em ácidos gordos ómega 3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos.

  • Frutos vermelhos: ricos em antioxidantes, que ajudam na eliminação de toxinas do organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma para prevenir o envelhecimento prematuro.

  • Espinafre: ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos. À semelhança de outros vegetais de folha verde-escura, contém luteína, magnésio, folato, fibra e potássio.

  • Maçã: rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.

  • Azeite: É uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.

A Nutricionista,

Rita Mestre

                               

                             

  

Deixe um comentário